terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O poder das palavras...


Desde que inaugurei este blog, não paro de pensar em quais temas posso escrever. A pricípio, minha idéia era relatar apenas fatos relacionados à minha vida em Barcelona. Depois de alguns dias, porém, percebi que esse meu “diário online” poderia ser muito mais atrativo.

Aos que gostam de escrever, como eu, sabem como é prazeroso elaborar um texto com o próprio ponto de vista, fato raro nos dias de hoje. Toco neste tema porque, infelizmente, não temos a liberdade de expor nossas próprias opiniões.

Atualmente, os mais importantes meios de comunicação são controlados por grandes conglomerados, que manipulam notícias e as retransmitem da maneira que lhês convêm. E tanto nós, jornalistas, como as pessoas que absorvem informações, somos reféns dessa hierarquia comunicacional.

Mas fiquem tranquilos porque não pretendo transformar este blog em um centro de revolta contra o mundo capitalista e seus governantes. Longe disso, por favor! Só estou um pouco animado pelo fato de poder exercer a minha opinião a respeito de qualquer assunto.

O mais engraçado é que, quando me dei conta de que possuia essa liberdade, fiquei um pouco confuso. Primeiro, realizei algumas pesquisas a fim de produzir um texto a respeito da interminável Guerra Santa, na Faixa de Gaza. Antes de terminar, entretanto, iniciei um artigo sobre a transferência do Kaká para a Inglaterra. Pretendia explorar o fato de que, há tempos, o futebol já não é mais apenas um esporte que move multidões apaixonadas. Tornou-se um negócio muito lucrativo a grandes empresas e multibilionários, que transfomaram o atleta em mercadorias super valorizadas.

Bom, acho que não preciso dizer que também deixei esse assunto para depois, né...

O fato é que sentei na minha cama e comecei a escrever este texto que estão lendo. Não sei o motivo pelo qual cheguei até esta linha, mas afirmo que a chance de elaborar um artigo a respeito de qualquer assunto é algo muito especial.

Não é à toa que, em ano de eleição, políticos investem fortunas em assessoria pessoal, publicidade e outras particularidades. Todos sabem como é importante e como pode ser útil o “poder das palavras”...

5 comentários:

  1. Sé!! Eu e a Sophia acabamos de passar pelo seu blog e tomamos um susto com essa linda foto de abertura...estamos com saudades..se cuida. Te amamos muito! Todo dia daremos uma espiadinha no seu diário virtual..rs

    bjs Dani e Sophia!

    ResponderExcluir
  2. Vida! Adorei a ideia de um blog!!
    Não perca o ritmo! Poste sempre! Achei o máximo!
    o beijo!
    Pah

    ResponderExcluir
  3. Coloquei o seu como favorito (é só ir nas ferramentas, blogs que acompanho, e adicionar) pra te seguir de pertinho. Continue escrevendo e mostrando ao mundo seus pensamentos pq ninguem pode tirá-lo de vc.
    Beijoes

    ResponderExcluir
  4. Parabéns rosquinha ficou otimo seu texto continua escrevendo que eu estou acompanhando, abraços !!

    ResponderExcluir
  5. Tá, mas aí? Sua opiniao própria, que você tanto valorizou, acabou nao aparcendo, perdeu espaço pra palavras vazias...
    abraço, joao

    ResponderExcluir